Tratamento de Gengiva

Tratamentos de Gengiva

Tratamento de Gengiva

Das pessoas com mais de vinte e cinco anos que procuram a ajuda do dentista, a maioria o faz por problemas com as gengivas. Junto com a parte óssea, a gengiva ajuda na sustentação, emoldurando os dentes e o sorriso

As doenças periodontais têm origem principalmente na higienização deficiente, ou seja, escovação incorreta, falta do uso do fio dental e descuido com os hábitos alimentares. Fatores como esses em combinação podem dar origem à periodontite – inflamação da gengiva.

Essa doença tem diferentes níveis de desenvolvimento e gravidade que vão do estágio inicial – quando a gengiva apresenta vermelhidão atípica, inchaço e sangramento – ao estágio avançado – quando há perda significativa do tecido que constitui a gengiva e até mesmo perda óssea.

A periodontite avançada é gravíssima e praticamente irreversível. O dente fica completamente sem sustentação, cai e o implante dificilmente conseguirá fixar-se na parte óssea, uma vez que esta está danificada.

A solução é a reeducação do paciente no que diz respeito aos hábitos de higiene bucal mais medicação prescrita pelo dentista. A escovação incorreta também podem causar a retração da gengiva, deixando parte da raiz à mostra, prejudicando a estética e a fixação dos dentes.

A escova deve ter maciez adequada, de acordo com orientações do dentista e a escovação deve ser feita com movimentos suaves, que não agridam a gengiva. Correções estéticas também são possíveis, os efeitos da retração e mesmo de dentes curtos com gengiva predominante podem ser minimizados através de uma intervenção simples, que utiliza anestesia local.

Se a placa bacteriana e o cálculo não forem removidos, podem começar a destruir as fibras periodontais e o osso alveolar que sustentam o dente.

A periodontite é uma etapa mais avançada na qual ocorre perda do osso e de outras estruturas que suportam o dente, produzindo sangramento, supuração, sensibilidade, retração da gengiva, mobilidade e, finalmente, a perda do dente. A Periodontia – tratamento das gengivas – é fundamental para a saúde, estética, além de evitar o mau hálito.

A partir de 2011 esse tratamento é realizado também pela Dra. Elizabeth Manguino.

Agende uma consulta Agende uma consulta